segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Arte e Impacto

A Arte, em sua evolução cronológica, não está, necessariamente, sempre relacionada à beleza, eis uma das mudanças na estética contemporânea!!
Desde a Pré-História indícios de ações, que elevadas ao status de Arte, nos causam impacto! São causas e efeitos que se bastam em sua contextualização, como os desenhos de bizões impressos em paredes das cavernas com sangue, em busca de boas caçadas ou esculturas como culto à fertilidade feminina na Vênus de Willendorf. Já no Egito antigo, a arte estava vinculada à religiosidade. Atualmente seus objetos e utensílios ricamente trabalhados e múmias são os registros estéticos de um dos povos mais habilidosos e intrigantes das civilizações passadas. Por isso podemos afirmar que a arte está sempre vinculada ao absurdo, não nos causa espanto ver tais objetos como estes em uma exposição. O que também poderá ocorrer quando a arte produzida na contemporaneidade for exposta no futuro!
Specimen Art
Esta visão polêmica da Arte atual estende-se com a Specimen Art posta em discussão por John Naisbitt no livro "High Tech, High Touch - Technology and our search for meaning", em 1999.
É uma modalidade artística que levanta questionamentos como efeito de sua impactante apresentação. Usa os mais diferentes suportes a favor da representação do corpo e seus fluidos naturais.
O inglês Mark Quim é um dos mais respeitados adeptos, em uma de suas obras mais celebres, Self (2001), usa o próprio sangue e seu molde para a confecção de uma cabeça. O caráter simbólico de representação da vida é posto em xeque, para uma extenção de si mesmo.
Copyright © Francisca Costa- Todos os direitos reservados

Nenhum comentário: