sábado, 10 de julho de 2010

A arte e os subprodutos do peixe


A Arte Contemporânea abre espaço para novos diálogos à serviço da criatividade, do bom gosto e, porque não?, do ecologicamente correto. É o que propõe a exposição de Jacirene de Sousa.
Graduada em Artes, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e em Biologia, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, ela alia as duas áreas de conhecimento em suas pesquisas. Descobriu recentemente uma técnica simples e barata para curtimento da pele de peixe e o aproveitamento de escamas e tólitos (as pedras encontradas na cabeça). Estes são subprodutos, descartados quando se tira as postas de filé do peixe (para a comercialização nos mercados), e que podem ser utilizados para produtos de moda!

O resultado de seu trabalho pode ser conferido em uma exposição na Galeria de Arte do SESC durante este mês de julho. Ela consta de uma instalação composta por fotografias que abordam o processo de extração do material para seu uso à medida que instiga uma reflexão sobre o aproveitamento de materiais, que normalmente são descartados direto para o lixo; além das roupas confeccionadas com materiais desenvolvidos pela artista.
A artista afirma: "Eu sinceramente gostaria muito de poder ajudar as comunidades pesqueiras a tirar mais proveito de sua atividade. Em vez de apenas venderem peixes, que fossem também importantes fornecedores de peles e com isto o que hoje vai para o lixo iria vestir ou enfeitar pessoas".               


3 comentários:

Magno Anchieta disse...

Parabéns pelo seu belíssimo blog, Francisca. Já estou seguindo.
Siga o meu também:

blogartecedvf.blogspot.com

Abraços.

centro de arte japiaçu disse...

Obrigada Magno!

Patrícia disse...

Boa noite, sou estudante de Economia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talha. Faço parte de um Projeto de extensão, que tem como fito o reaproveitamento dos resíduos da tilápia em uma comunidade vizinha a Universidade. Entretanto, nosso projeto é novo e ainda não temos muita experiência, principalmente, ao manejo do couro. Sendo assim, gostaria muito de ter contato dessa fabulosa artesã para que possamos trocar idéias e que de algum modo ela venha contribuir para o nosso projeto.
Deixo aqui o meu email e espero resposta!
patriciaduarte14@hotmail.com