terça-feira, 9 de setembro de 2008

Iconografia Urbana de São Luís III

ICONOGRAFIA URBANA DE SÃO LUÍS é o título das mostras artísticas realizadas pelo ICNOS, grupo de artistas que desde 2003 desenvolve trabalhos com o propósito de discutir a imagem da cidade com seus antigos e novos ícones caracterizadores, materializados por meio de objetos, instalações e outras formas de expressões artísticas contemporâneas.
A exposição de 2008 é a terceira, realizada pelo grupo, composto por obras de Adrianna Karlem, Beto Nicácio, Francisca Costa, Wallace Santana, João Carlos Pimentel, Maciel Pinheiro, Mônica Rodrigues, Raimunda Fortes e Régis Costa Oliveira, tendo a Convivência como sua temática atual.
http://www.elo.com.br/pagina.php?dst=novidades&id=183223


TRABALHOS

"APRENDER A SER E A CONVIVER " Maciel Pinheiro
"Inspirado na violência urbana ludovicense. É um protesto e contra o excesso de gente na cidade e no planetaÉ um tributo à natureza humana (não há nada mais mortal e destrutivo do que o ser humano, a violência é o único meio de pelo qual evoluímos). É uma alusão à hipocrisia dos que são a favor do desarmamento" (notas do artista).

"APENAS MARANHENSE" Francisca Costa
Convivência com enfoque direcionado em olhares críticos à poluição visual.
Expressões que limitam a linguagem culta de nosso idioma e formas de pronunciação. Tida como uma das cidades com a lingua mais limpa e livre de sotaques São Luís se orgulha de intitular-se Atenas Brasileira.
Contraste em vistas seu histórico cultural como o da terra em que trouxe Odorico Mendes, tradutor da Ilíada, obra de Homero tida como fundadora da tradição literária ocidental.
O termo parte de um período de ascensão na economia e conseguintemente na cultura. (Jorge Leão).
A Estrutura física: Um Móbile que traz ao centro um lampião (memória cultural / contemporâneo) com fotografias penduradas.
Fragmentos e letreiros com erros de construção gramatical, expostos em prédios pela cidade, apontados pelos alunos da Escola Rubem Almeida em uma aula extraclasse.
A obra propõe uma interação direta com o fruidor que à medida que observa as fotografias, dialoga com sua própria imagem refletida em espelhos no móbile e seu papel como cidadão formador de opiniões. Há ainda um letreiro com letras manipuláveis com ímãs ao seu centro que faz um convite à ordenação de palavras além das expostas como o trocadilho ATENAS e APENAS.

"NEWTON SÁ, POR ONDE ANDARÁ? " Raimunda fortes
"Pessoas foram fotografadas com a pergunta "Por onde andará" em lugares nos quais existiam duas obras públicas de Newton Sá (artista maranhense que completaria 100 anos em 2008). Como essas obras já desapareceram e não existem registros do que aconteceu com elas, o tecido preto está recobrindo a imagem delas deixando ver por uma abertura apenas uma cruz que representa a morte delas para o público e as pessoas que continuam sem uma resposta para a sua indagação" (notas da artista).

"CONVIVÊNCIA EM TRÂNSI TU" João Carlos Pimentel
"Que perguntas e que respostas se pode ter a respeito do trânsito de São Luís? E de que forma convivemos com isso no nosso dia-a-dia!? No seu trabalho CONVIVÊNCIA EM TRÂNSI TU, João Carlos buscou expressar um pouco desse tormento pelo qual, quase todos nós, somos obrigados a passar cotidianamente em São Luís.A obra é materializada numa pequena placa de fibra de madeira prensada tingida com piche e preenchida ao longo de toda a sua extensão com números de placas de carros nos dois sentidos de um avenida, entrecortados por um canteiro ocupado para as mais diversas finalidades.Como últimos elementos aparecem os fragmentos de fita gomada representando tudo o que vive prendendo ou prendendo-se ao trânsito: a imprudência, a fadiga, o estresse, as barreiras, os acidentes, os assaltos, os pedintes, os pedestres e tantas outras categorias impregnadas na dinâmica das ruas e avenidas de São Luís" (notas do artista).
"FRAGMENTOS: ÍCONES DA ICONOGRAFIA URBANA DE SÃO LUÍS" Monica Rodrigues


"A utilização de recursos visuais fotográficos com registros de locais conhecidos ou não, mas presentes no cotidiano ludovicence, incorporado a um suporte comumente conhecido para uso de calçamento. Locais de percurso de pedestres que são sujeitos ativos que andam a maioria das vezes com os olhos voltados para o chão e um olhar fugaz, insuficiente para dar conta das visualidades de nossa iconografia urbana.
De um Projeto denominado Analogias da Arte realizado com alunos do CEGEL em 2003. Trabalha História da Arte observando a realidade de nossa cidade e sua estética urbana.
Pesquisa in loco, numa expedição cultural e o uso do registro fotográfico de locais às vezes passados despercebidos no corre-corre diário das pessoas.
As visualidades registradas nesta ocasião continuaram gerando novos conceitos e possibilidades de enfoque de construção plástica, daí o novo trabalho: Fragmentos". (notas da artista)

"LEMBRANÇAS DE SÃO LUÍS" Regis

"SEM TÍTULO" Beto Nicácio

O trabalho joga com o conceito de "depósito" entre terminais bancários e privada...


" A CIDADE: APENAS UMA OBRA" Adrianna Karlen

"A cidade grita
nas suas vias
transforma-se em ruínas
A cidade
afunda
eleva-se
elege-se
Apenas uma cidade" (Adrianna Karlen)

" TORRE DE ECOS: VIDAS REAIS"


Pessoas
Vidas
Vozes
Ressonância
Encontros
Desencontros
Diversidade de tribos
Uma língua
Muitas falas
Convivência... (Adrianna Karlen)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acompanho o trabalho do grupo de iconografia e acho muito importante o discurso que os artistas propõem, em especial a obra de Régis e Adrianna Karlem, onde ambos sou fã.

Francisca disse...

Os trabalhos deles são sempre, diversificados, criativos e bem fundamentados!